O Que é Corpus Christi?

Unknown | 17:19 | 0 comentários

Compartilhe »»

Desenvolvido por HS Dicas

É uma expressão latina que significa Corpo de Cristo.


O que é - É uma das grandes festas da Igreja Católica ocidental, celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Finalidade - Comemorar a instituição do sacramento da eucaristia. A eucaristia, segundo o ensino romanista, diz respeito aos elementos da Santa Ceia, ou seja, o pão e o vinho. Na eucaristia estaria presente o corpo de Cristo. Sacramento é o conjunto de ritos e cerimônias que, segundo a teologia romana, confere graça divina.
O Corpus Christi começou oficialmente, em 1311, conforme determinação do papa Clemente V, que a tornou obrigatória. Porém, em 1246 o bispo Robert de Torote, de Liège, França, ordenou a celebração da festa em sua diocese.

Características da festa - O que mais caracteriza é a procissão, com milhares de fiéis, e os "andores monumentais que atravessam ruas atapetadas".

Observações - Corpus Christi nada tem a ver com o Corpo de Cristo, ou seja, com a Igreja, da qual Cristo é o cabeça, como diz a Bíblia:
  

"Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros"  (Romanos 12.5)


"E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o SEU CORPO , a plenitude daquele que enche tudo em todos"   (Efésios 1.22-23).


Autor:  Pr Airton Evangelista da Costa 

Category:

0 comentários